sábado, 9 de janeiro de 2010

Universidade dos Açores: Doutoramento "Honoris causa" para professor Mário Ruivo

Atribuindo as insígnias de Doutor Honoris Causa ao biólogo português, Professor Mário Ruivo, a Universidade dos Açores vai prestar, na cidade da Horta, uma homenagem a um verdadeiro pilar da afirmação portuguesa e açoriana no mundo das ciências do mar e da investigação científica.
A Universidade dos Açores vai atribuir no dia 8 de Janeiro as insígnias de Doutor Honoris Causa ao Doutor Mário Ruivo, considerado um pilar das ciências do Mar e da investigação marinha em Portugal.
Nesta homenagem nacional ao Professor Mário Ruivo vão estar praticamente todos os reitores das universidades portuguesas e o Dr. Mário Soares, além de outras individualidades nacionais.
Ricardo Serrão Santos, director do Departamento de Oceanografia e Pescas, disse ao Correio dos Açores que, além de pilar das ciências do mar e da investigação científica em Portugal, o Professor Mário Ruivo foi sempre um convicto defensor das questões de desenvolvimento e projecção dos ciências do mar através dos Açores.
De cima dos seus mais de 80 anos, Mário Ruivo tem um trabalho relevante desenvolvido na FAO, nas Nações Unidas e na UNESCO. Foi sempre um pilar da projecção nacional em questões do mar e da investigação marinha, reafirmou Ricardo Serrão Santos.
A cerimónia de entrega das insígnias de Doutor Honoris Causa vai iniciar-se pelas 11h00 do dia 8 de Janeiro com um cortejo académico da sociedade Amor da Pátria para o Teatro Faialense, onde, depois, o Reitor da Universidade dos Açores, Avelino Menezes, fará a intervenção solene.
O Laudatio vai ser proferido pelo Dr. Mário Soares a que se seguirá a imposição propriamente dita das insígnias. Após o discurso do Doutor Mário Ruivo, a cerimónia encerra com um cortejo académico, agora de regresso à Sociedade Amor da Pátria.
No dia seguinte, pelas 15h30, vai proceder-se à cerimónia de inauguração das novas instalações do Departamento de Oceanografia e Pescas (antigo hospital Walter Bensaúde).
Duas horas depois realiza-se a sessão solene comemorativa do 34º aniversário da Universidade dos Açores.
A oração de sapiência, intitulada A influência da Oscilação do Atlântico Norte (OAN) na Variabilidade Climática Inter-anual do Oceano Atlântico Nordeste, vai ser proferida pela Doutora Ana Maria de Pinho Ferreira Silva Fernandes Martins, do Departamento de Oceanografia e Pescas.
Na intervenção que, habitualmente, faz nesta sessão solene, o reitor da Universidade dos Açores, aborda questões relativas às carências do estabelecimento de ensino superior da Região.

Doutor Honoris Causa

O Professor Mário Ruivo, que tomou posse como Presidente do CNADS no dia 28 de Novembro de 1997, tem visto o seu mandato sucessivamente renovado.
É, por formação, biólogo (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1950), especializou-se em Oceanografia Biológica e Gestão dos Recursos Vivos Marinhos (Universidade de Paris Sorbonne, Laboratoire Arago: 1951-54).
Foi Director da Divisão dos Recursos e Ambiente Aquático da FAO (1961-74), tendo participado na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano (Estocolmo, 1972). Secretário da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO (1980-89) e Professor Catedrático Convidado da Universidade do Porto/ICBAS (Curso de Política e Gestão do Oceano).
É, actualmente, Presidente do Conselho Científico das Ciências do Mar e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Presidente do Comité Português para a COI/MNE, tendo sido eleito Vice-Presidente daquele organismo intergovernamental (COI/UNESCO), em 2003. Foi membro da Comissão Estratégica dos Oceanos, criada na dependência do Primeiro-Ministro do XV Governo Constitucional.

FAO e UNESCO

O governo português já o atribuiu as condecorações de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique; Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada: e Grã-Cruz da Ordem do Mérito . Recebeu das mãos do Presidente da República do Brasil em Outubro de 1998 a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 1997 recebeu o Açor de Cristal atribuído pela Mostra Atlântica de Televisão - MAT97.
Exerceu inúmeros outros cargos e funções relevantes no governo português, tendo sido Secretário de Estado das Pescas e Ministro dos Negócios Estrangeiros no período 1974/1975. Chefe da Delegação Portuguesa à Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar no período 1974/1978. Presidente da Comissão Nacional da FAO de 1974 a 1980. Director-geral da Investigação e da Protecção dos Recursos do Meio Aquático (Ministério da Agricultura e Pescas no período 1974/1979). Secretário da Comissão Oceanográfica Intergovernamental - COI, da UNESCO no período 1980/1988.
Conselheiro Consultivo da EXPO98 Os Oceanos - Um Património para o Futuro. Membro e Coordenador da Comissão Mundial Independente para os Oceanos de 1995 a 1998. Além de numerosas publicações científicas no campo da oceanografia biológica e gestão de pesca, é autor de estudos, ensaios e artigos sobre política e gestão dos oceanos, ciência, sociedade e ética, aspectos institucionais da cooperação internacional em assuntos do mar e ambiente.

Autor: João Paz

notícia retirada daqui

Sem comentários: